Treino: 3 principais erros na hipertrofia (aumento da massa muscular)

13-02-2024

Muitas pessoas entram no ginásio com o objetivo de aumentar a massa muscular e sentem dificuldade por anos apesar da progressão constante nos treinos.

Por essa razão, decidimos expor os principais erros que os nossos membros apresentam quando tentam aumentar a massa muscular (hipertrofia)

  • Alimentação não adequada! A principal razão para a resistência ao aumento da massa muscular passa pela dificuldade em compreender (e comer) a quantidade de comida e principalmente proteína necessária ao aumento da massa muscular. Sem que a entrada de calorias exceda a utilização diária não há margem para crescimento!
  • Excesso de treino! O aumento da massa muscular é altamente dependente do excedente calórico. Se gastamos mais energia por que treinamos demais não só reduzimos o excedente calórico como poderemos mesmo entrar em défice que se prolongado pode diminuir a massa muscular. Além disso o treino prolongado e sem a devida recuperação não permite o fenómeno de sobrecompensacao do qual resulta a o aumento de massa muscular porque também este processo é dependente de energia e tempo!
  • Falta de sono. O sono tem características rehabilitadoras do qual o processo de recuperação muscular depende. É na fase de recuperação que se dá o crescimento do músculo. Ao reduzir esta fase reduzimos a nossa hipótese de hipertrofia e aumentos também a nossa janela de gasto energético – passamos mais horas acordados, logo gastamos mais energia – dificultando mais ainda o progresso para o objectivo ao reduzir o excedente calórico.

Em síntese, para aumentar a massa muscular e partindo do princípio que já realiza treino de força deve treinar apenas o suficiente e evitar cardio, comer bem e dormir melhor! Esperamos ter ajudado!